Posted by : Samyaza quinta-feira, 24 de abril de 2014

Boa tarde vermes malditos!

A postagem de hoje é sobre um jogo que gosto muito, Anjos: A Cidade de Prata. Assim como todo livro da daemon editora não gosto do jogo pelo que ele é, e sim pela proposta, pelo que ele deveria ser.
O sistema daemon possui um série de problemas e nunca vi um sistema com mais gambiarras que esse. Jogando com meu antigo grupo não era diferente, precisávamos de regras mais claras sobre a fisiologia angelical e outros assuntos que o livro original não aborda ou quando o faz, é de forma superficial e confusa, então curtam aí as novas regras e, caso se anime, fichas prontas para você usar em sua campanha.




INTRODUÇÃO

O livro Anjos - A Cidade de Prata não explica diretamente como funciona a fisiologia angelical, a regra de simulacro que pretendia resolver uma parte dos problemas, só passou a existir a partir da segunda edição e foi completamente copiada de um netbook que não tratava dos desdobramentos que sua utilização causava, desta forma, narrar uma aventura de anjos sem as explicações necessárias sobre esse assunto acaba conduzindo o narrador a dois caminhos:

1 - considerar os anjos como os humanos (recebem dano normalmente, sentem fome,frio, sede, cansaço, etc...), tornando-os, pelas regras, fracos demais em relação as outras raças (o que contraria a ambientação)

2 - ou considerá-los como espíritos (vide o livro Spiritum) e, por exemplo, torná-los imunes a armas não mágicas, o que os tornaria poderosos demais (e também iria contra a ambientação).

Para resolver essa questão propus algumas orientações baseadas no livro e em filmes que falam sobre anjos, que serão apresentadas a seguir:

PLANOS DE EXISTÊNCIA E SUAS RELAÇÕES

Além da Terra existem outros planos de existência como o mundo dos espíritos (plano espiritual), o inferno, paradísia (o que os humanos chamariam de céu) entre outros. Esses planos existem em diferentes graus vibracionais, de forma que uma criatura no inferno está em seu plano natal e nele "funciona como um humano". Para compreender melhor, imagine o Superman, em Krypton ele é tão vulnerável quanto um humano, mas na Terra ele é super poderoso, essa analogia é a mesma para as criaturas sobrenaturais.

FORMA ANGELICAL

Em Paradísia os anjos são como humanos, sentem calor, frio, fome, sede, podem ser feridos por qualquer tipo de arma (salvo algum poder específico de proteção) e morrer por estes ferimentos, essas sensações são percebidas pelo anjo da mesma forma que um humano as sentiria, desde que o anjo esteja em seu plano natal (Paradísia ou num plano com mesmo grau vibracional, como o Inferno). Enquanto estiver em Paradísia ou num plano de mesma vibração trate os anjos com as mesmas regras para humanos, qualquer ferimento oriundo de armas comuns, magia, armas mágicas ou outras fontes podem matá-los como matariam um humano.

Para chegar a Terra um anjo precisa realizar rituais que o colocam em sintonia com a vibração deste plano. É no momento em que realizam esse ritual, que os anjos chamam de Passagem (um poder específico da casta dos Corpore), que deve-se escolher se o anjo chegará a Terra em sua forma corpórea ou angelical.

Na forma angelical um anjo não vibra exatamente na mesma vibração do planeta e portanto não pode interagir fisicamente no plano terrestre, mas ele consegue utilizar quaisquer poderes mentais e conseguem se comunicar de forma indireta com as pessoas de forma que parecerão que elas estão tendo uma intuição e assim podem influenciá-las. Na forma angelical um anjo pode usar todos os poderes mentais e todas as perícias sociais em humanos (salvo exigências específicas de cada poder ou perícia), porém, devido o contato indireto todos os testes de perícias sociais sofrem um nível de penalidade (testes Normais tornam-se Difíceis). Porém, nesta condição os anjos só enxergam em preto e branco, sendo mais espíritos do que carne, na forma angelical os anjos não precisam comer, beber, não respiram e não podem ser feridos por armas comuns, magia ainda fere o anjo mas ele precisa primeiro ser reconhecido, armas mágicas causam apenas metade do dano e tem as mesmas restrições das magias (um humano que tente atacar um anjo sem que possa percebê-lo de alguma forma faz os testes de ataque como se estivesse lutando no escuro). É nesta forma que a maioria dos anjos Corpore atuam na Terra. Algumas pessoas sensitivas, cegos, crianças e animais as vezes conseguem ver ou sentir um anjo nesta forma.

FORMA CORPÓREA 

Quando usam sua forma corpórea os anjos assumem uma aparência humana e nesta forma sofrem os efeitos da fome, da sede, do sono, precisam respirar, podem se queimar, sentem frio, a única diferença entre anjos e humanos é que essas mazelas não matam os anjos.  Em sua forma corpórea os anjos sentem fome e sede, podem ficar debilitados pela falta de alimento ou água mas nunca morrerão por esses efeitos. Um anjo com fome e/ou sede faz todos os seus testes físicos com um nível a mais de dificuldade. Além disso, por serem em parte espírito e parte carne e vibrar numa frequência mais leve que a dos humanos uma simples refeição feita de pão e água já são suficientes para suprir a fome e sede do anjo, sendo a única exceção o momento em que o anjo chega neste plano, seu corpo recém conjurado carece de energia para manter-se ativo, durante o primeiro dia que um anjo for conjurado ele precisa se alimentar de pelo menos CON/5 quilos de comida rica em açúcar ou gordura.

Em sua forma corpórea um anjo não precisa dormir, mas a atividade constante do seu novo corpo acaba cansando-o e o descanso faz-se necessário para reavivar suas forças, esse descanso é feito em forma de orações. Orando em silêncio durante uma hora um anjo descansa como um humano que tenha dormido por oito horas. A vantagem do sono sobre a oração é que enquanto dorme um anjo é capaz de se projetar no plano dos sonhos, podendo conversar com qualquer outra criatura que esteja na mesma região desse plano. Muitos anjos, combinam locais próprios no Sonhar para fazer suas reuniões enquanto dormem. Um anjo que esteja cansado sofre as mesmas penalidades de um humano, porém, ele nunca será forçado a interromper suas atividades sob o risco de desmaiar por extenuação.

Em sua forma corpórea anjos sentem calor e frio como os humanos e sofrem as penalidades por calor ou frio extremos, apesar disso, nunca morrerão ou serão forçados a parar suas atividades devido as intempéries do tempo. 

Anjos precisam respirar em sua forma corpórea mas nunca morrerão por sufocamento, eles recebem o dano normalmente porém, mesmo que cheguem a zero pontos de vida eles apenas serão impedidos de regenerar esses ferimentos enquanto ainda estiverem sob sufocamento.  

A PASSAGEM

Assim que realizam a passagem da Cidade de Prata para a Terra os anjos passam a sofrer o enjoo do ritual, os sentidos angelicais são diferentes dos sentidos humanos e ao chegar na Terra eles são tomados por sons, cheiros, visões que para eles são incomuns. Um anjo assim que chega a Terra precisa passar num teste de VON difícil (normal se o anjo já esteva na Terra pelo antes) para evitar esse enjoo, em caso de falha o anjo sofrerá de vômitos, todos os seus testes na próxima hora sofrem um nível de penalidade e todos os testes de perícias baseadas em PER sofrem um nível de penalidade até o dia seguinte. Anjos Virtudes são imunes a esse enjoo e não precisam fazer testes.

LÍNGUAS

Os anjos estão livres da maldição dada pelo Demiurgo aos descendentes de Noé por terem criado a torre de Babel, tendo misturado-lhes a língua. Desta forma os anjos são capazes de se comunicar com os humanos em qualquer idioma que os humanos sejam capazes de  falar. É importante salientar que o anjo não é um poliglota que domina uma língua ele simplesmente é capaz de entender e de ser entendido ao falar com um humano, um anjo não poderia, por exemplo, perto de um humano que fale inglês, "mudar" seu idioma para francês para não revelar-lhe algum segredo, quando uma coisa assim é necessária os anjos usam seu idioma nativo o Enochiano. Outra coisa importante é que um anjo é capaz de FALAR, mas não ler e escrever em qualquer idioma, para isso, ele teria que ser treinado (comprar perícia Ler/Escrever no idioma necessário).

ÁLCOOL, CIGARROS E DROGAS

O corpo de um anjo na Terra sofre os efeitos de quaisquer substâncias químicas que entrem em contato com ele, portanto álcool, cigarros e drogas são afetam anjos da mesma forma que afetam humanos. Um anjo pode ficar bêbado ou sob efeitos de quaisquer outras drogas ou toxinas a diferença é que ele nunca chegará a inconsciência pelo consumo excessivo dessas substâncias, por isso é comum que anjos acabem tornando-se viciados em algum tipo de bebida, cigarro ou drogas. 



SEXO

De todas as possibilidades que se abrem para um anjo quando ele chega a terra em sua forma corpórea a mais sedutora e perigosa é o sexo, anjos desconhecem essa forma de relacionamento característica dos humanos e ao experimentarem o prazer carnal são surpreendidos por toda a explosão de energia que o ato sexual gera, o próprio Aleister Crowley considera a energia sexual uma das mais potentes do universo e a usava com frequência em seus rituais. Um anjo é capaz de sentir prazer e pode gerar filhos, a diferença é que a gestação tem uma duração bem menor, em média um mês mas podendo ser em menos tempo devido a energia angelical ser mais poderosa e capaz de acelerar o processo de desenvolvimento do feto. Um filho de um anjo masculino com uma humana será sempre um Nephelin (calma que teremos regras para eles em breve aqui no blog) uma criatura meio carne meio espírito, já um filho de um anjo feminino com um humano será sempre humano. 

FERIMENTOS POR ARMAS COMUNS

Armas comuns da Terra quer sejam brancas ou de fogo, podem ferir a carne do anjo mais não matam a sua essência, isso quer dizer que um anjo pode ser ferido mas não morto por armas comuns. Em regras um anjo sempre regenera 1 ponto de vida por rodada dos danos recebidos por armas comuns. Se seus pontos de vida chegarem abaixo de zero (não há um limite de pontos de vida negativos para anjos) ele ficará inerte, como se estivesse morto, mas estará se recuperando, seus órgãos e tecidos vão se regenerar e quando ele atingir pelo menos 1 ponto de vida poderá voltar a se mover (mesmo que com dificuldades).

FERIMENTOS POR MAGIA E ARMAS MÁGICAS


A magia é uma energia que atravessa os planos e por isso ela pode destruir o corpo de um anjo. Ferimentos por magia e armas mágicas demoram mais para se curar pois atingem além do corpo sua própria essência. Em regras danos por magia a armas mágicas se recuperam a razão de um ponto por dia, se um personagem chegar a zero pontos de vida por danos mágicos seu corpo é destruído e sua essência volta para a Cidade de Prata, devendo ele ficar lá por um tempo se recuperando (não há estimativa certa para o tempo necessário, ficando a cargo do narrador).


HADJAR

Hadjar é um metal místico que foi retirado de um meteoro, não se sabe sua origem, sabe-se apenas que ele é muito raro, mas poderoso contra um anjo, um hadjar fere não só o corpo mas a essência do anjo. Ferimentos por hadjar NUNCA são regenerados e se um personagem chegar a zero pontos de vida por dano oriundo desse metal ele morrerá para sempre.

PODERES SOBRENATURAIS

Uma criatura sobrenatural (seja anjo, espírito, demônio, vampiro ou lobisomem, etc...) possui um grau de vibração incomum com o do plano terrestre e suas armas naturais (garras, dentes, chifres, asas, e etc...) ferem um anjo como se fosse uma arma mágica. Isso acontece porque o caráter sobrenatural de uma criatura, mesmo que diferentes entre si, em algum ponto vibram na mesma frequência sendo possível que elas se ataquem mutuamente. Considera-se qualquer tipo de ataque oriundo da criatura como uma arma natural desde que esse ataque não depende de nenhum fato externo, por exemplo, um soco de um demônio é capaz de ferir um anjo como se fosse uma arma mágica, mas se esse mesmo demônio colocar um soco inglês ou usar um bastão que não sejam encantados magicamente, esses ferimentos causados pelo metal e não pelo contato do corpo físico de ambas as criaturas, é considerado ferimento comum.


EM SUA FORMA CORPÓREA ANJOS SÃO IMORTAIS?

Pelas regras apresentadas até o momento você pode estar pensando que um anjo, em sua forma corpórea é praticamente imortal, por mais que seu corpo possa ser destruído sua essência retornará para Paradísia e ele poderá voltar indefinidamente até cumprir seu objetivo e que apenas o hadjar poderia destruí-lo completamente, certo? 

Errado! Existem outras  formas de causar sérios prejuízos a um anjo. A primeira delas é o fato de que, ao ter seu corpo destruído na Terra um anjo poderá se regenerar na Cidade de Prata, mas essa regeneração cobra um preço, o primeiro é que um personagem que tenha seu corpo destruído numa sessão de jogo não receberá pontos de experiência nessa sessão, além disso, cada vez que se regenerá um anjo perde 1d6 pontos em um dos seus atributos físicos decidido aleatoriamente, caso algum dos seus atributos chegue a zero o anjo não terá energia suficiente para se curar e terá sido destruído permanentemente.

Outra forma de destruir um anjo, bem mais rápida, é arrancar-lhe o coração. Na forma corpórea toda a energia vital do anjo é concentrada no coração, é este órgão que serve de ponto de ligação entre o espírito e o corpo do anjo, se o coração for arrancado o anjo será destruído permanentemente. 

Para arrancar o coração de um anjo é necessário que o atacante declare essa intenção e faça um teste de ataque apropriado (não é possível arrancar um coração com um tiro de pistola ou um soco, por exemplo, mas é possível usar um garrote ou as próprias mãos), o atacante precisa conseguir um sucesso crítico em seu teste e não poderá se defender nesta rodada. Em caso de falha, o defensor terá sucesso automático em seu próximo ataque fazendo o teste apenas para verificar se é um resultado crítico ou não.

Outra forma de destruir um anjo é destruir completamente o seu corpo, podendo ser através de fogo, ácido, ou qualquer outra substância corrosiva ou objeto que seja capaz de destruir completamente um corpo.



E AS FICHAS DE PERSONAGENS?

Estão aí embaixo, é só conferir preguiçosos e porcalhões!!!
Atenção as fichas não levam em consideração todas as regras originais de Anjos.








Se você quiser fazer o download das fichas em PDF só clicar no nerd aí embaixo:




Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Aventuras Infinitas

RPG Blogs

RPG Blogs
exigência da chefia

Pesquisar este blog

Posts Populares

Arquivo do blog

- Copyright © . -Robotic Notes- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -