Posted by : Samyaza sexta-feira, 9 de maio de 2014

Salve vermes fedorentos!

A postagem de hoje promete (como um bom político) ser rápida e rasteira.

Hoje em dia é moda chamar um RPG de Old School, e pode ter certeza que ter esse termo como adjetivo em seu jogo vai fazer ele vender muito mais, mesmo que você seja apenas um autor de fundo de garagem sem os recursos necessários para fazer um sistema robusto (não necessariamente complicado, há diferenças seus fanboys de merda) e que tem preguiça de fazer playtest, basta fazer qualquer merda que siga a uma estrutura que lembre RPG, copiando descaradamente um outro sistema, ou pelo menos parte dele, dizer que qualquer falha é na verdade parte do aspecto Old School do jogo e pronto! Tá na modinha do momento e vai vender, ainda mais se você for amiguinho e simpático de outros rpgistas e participar da chupação de bolas comunitária que virou o público rpgista hoje em dia, é uma rasgação de ceda desnecessária, dá até nojo, as vezes acho que Buddy Revell deveria ter saído vitorioso do seu confronto contra Jerry Mitchel (o que seu desgraçado espinhento, vc não conhece esses dois nomes? Então vá até o ponto mais alto de sua casa e se jogue, depois clica aqui no link para saber).

Ok! Ok! Falar da viadagem dos rpgistas no momento é assunto para outro post, guardo isso pra depois, vamos falar do assunto oficial: Aventuras Fantásticas. O que? Você também não sabe o que é isso? Então vamos wikipediar vc agora:

Aventuras Fantásticas é uma série de livros-jogos criada por Ian Livingstone e Steve Jackson, lançadas no Brasil pelas editoras Marques Saraiva, Caladwin e Jambô Editora, em Portugal, pela Editorial VerboEm 1982, após o lançamento de Dungeons & Dragons, Steve Jackson e Ian Livingstone tiveram a idéia de criar um livro-jogo, misturando o conceito de RPG com os livros interativos já existentes na época. Dessa idéia nasceram as Aventuras Fantásticas (Fighting Fantasy, no original). Assim, já em agosto de 1982, O Feiticeiro da Montanha de Fogo estava nas livrarias, e, em poucas semanas, as 20 mil cópias da tiragem já tinham sido vendidas.


Mas isso aí nem é RPG de verdade?!

Teu cú! Se tem neguinho que acha que WoW é melhor que RPG de mesa não me venha falar mal dos livros jogos!  Além disso, a série Aventuras Fantásticas não viveu só de livros jogos, depois de um tempo saíram livros que continham regras para os jogadores criarem seus próprios personagens e viver aventuras criadas pelo mestre, tendo inclusive um livro de expansão das regras e um bestiário.

Então quero dizer agora que RPG Old School é o caralho! Essa merda que fazem hoje é ctrl+C ctrl+V, de sistemas já consolidados, o problema é a preguiça de alguns em pegar a porra dos livros, ler e fazer suas próprias adaptações, aí malandrinhos e preguiçosos de plantão resolvem fazer o trabalho sujo e entregar um recorte de um jogo, cheio de falhas e ainda vão usar de desculpa que é Old School, e é claro, otários e preguiçosos vão comprar, pq tem preguiça de ler livros com mais páginas do seu seu processador 486 consegue ler.

Se querem falar de rpg´s antigos, de regras simples e onde o narrador possui liberdade, em nada, para mim, Aventuras Fantásticas pode ser superado. RPG véio (cheira mais a mofo do que minha vó), regras tão simples que chegam a ser estúpidas (é sério, o livro considera que todo herói já tem uma armadura) e o narrador tem liberdade de mexer no que quiser (e eu farei isso em breve, alterando as regras a meu gosto, aguardem).

Falando sério agora, se vc gosta de jogos Old School baixa e leia os pdf´s, eles possuem dicas e uma atmosfera extremamente Old School que pode trazer muitas idéias para sua mesa, até para vc que é preguiçoso e compra RPG que diz que vc tem que fazer suas regras, pois a leitura é simples e nada cansativa então vamos aos downloads (clique na imagem para baixar):

Esse livro é o meio termo, o portal de passagem entre os livros jogos e a série Advanced Fighting Fantasy. Não possui nada de essencial ao sistema mais a leitura é recomendada pois tem muitas dicas sobre o tom old school de rpgs antigos (de verdade) além de ter uma aventura pronta para ser jogada. 


Esse sim é o primeiro livro de regras da séria Avançada de Aventuras Fantásticas. Possui regras para criação de personagens, uso de magias, armas, possui um mini bestiário e 2 aventuras prontas para serem jogadas.


Esse é o livro com o cenário de Titan, eu piro só com a capa, recomendo a leitura para quem quer conhecer um mundo medieval como era pensado anos atrás.


Como a própria cada diz, 250 monstros para vc enfrentar em suas aventuras, alguns velhos conhecidos e outros novos.


E por fim Blacksand, uma expansão que traz a descrição de uma cidade e novas regras e magias, quer mais completo que isso? Só se for raspado e já com gel. Mas não para por aí não, pq se vc baixar os livros vc leva de brinde também:

Brinde 1:

O link de uma pasta do 4shared contendo muitos livros jogos (não sei se possui todos) pra vc que é tão nerd que nem outros amigos nerds tem e tem que jogar sozinho, é só clicar aqui.


Brinde 2:

E como sempre algumas fichas prontas feitas e mal e porcamente com meus conhecimentos ínfimos de photoshop:
 







{ 1 comentários... read them below or add one }

Aventuras Infinitas

RPG Blogs

RPG Blogs
exigência da chefia

Pesquisar este blog

Posts Populares

Arquivo do blog

- Copyright © . -Robotic Notes- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -