Posted by : Samyaza quinta-feira, 1 de maio de 2014

Olá nerds virgens e espinhentos a postagem de hoje é sobre um assunto  que (pela minha experiência, não se trata de um fato irrefutável) é alvo de muito preconceito entre os rpgistas: PBF.



Opa! Mas vc deve estar se perguntando o que diabos é isso certo? Pode tirar a montaria alada da chuva que não é nenhuma sigla de sistema novo, nem algum tipo de código sobre como apelar em seu sistema favorito, PBF é a sigla de Play by Forum e vamos agora para a definição wikipediana da bagaça:

Mais um estilo de jogo pela internet. Em Jogos por Fóruns, os jogadores se inscrevem num fórum e o[...] Narrador posta a ação e os jogadores postam as reações. Esse tipo de jogo é um pouco mais lento, porém produz textos mais elaborados, criando ao fim uma grande história que já estará registrada e disponível para todos [...]
Antes de falarmos sobre como jogar via PBF, cumpre explicar um pouco sobre como funciona um fórum (sei que a maioria já deve saber como funciona mas não custa deixar uma explicação simples pra quem talvez não conheça). Um fórum é destinado a discussão de um tema e  segue uma estrutura simples, ele é dividido em Categorias, Fóruns e Tópicos. As Categorias organizam vários Fóruns sob um mesmo tema. Um Fórum trata de um assunto específico relativo ao tema e é nos tópico que ocorre toda a discussão. Ainda difícil de entender? Ok, eu vou desenhar (ou melhor, printar):




Essa estrutura de divisão entre Categoria, Fórum e Tópicos serve para organizar melhor as discussões e facilitar que determinado assunto seja encontrado. Em PBF as categorias podem ser uma ou mais aventuras que acontecem, os fóruns podem ser os diferentes assuntos que os jogadores terão acesso, tais como regras, criação de personagens, históricos e etc. Os tópicos são os textos que jogadores e narradores irão postar, é onde a ação realmente acontece. A ferramenta que utilizarei como exemplo será o forumeiros:  http://www.forumeiros.com/.

Por exemplo, digamos que dois amigos desejem narrar uma aventura cada. Eles podem criar um único fórum e criar uma categoria para cada aventura. Em cada um dos fóruns internos das categorias eles organizam as informações para os jogadores e nos tópicos serão descritas as cenas da aventura. Então o quadro anterior, poderia ficar assim:


Percebe que com apenas um fórum vc pode ter diversas aventuras e não precisa ter um narrador para cada aventura, um mesmo narrador pode ter uma, duas ou até mais de uma aventura (e deve ter um baita tempo livre pra organizar tudo).

Ok, como funciona?

Num PBF os jogadores devem fazer um cadastro no forum e tomar ciência de alguma regra que seja adotada pelos narradores, geralmente são algumas regras caseiras do sistema que utilizam e regras de conversação para identificar o que é uma fala, ação ou pensamento do personagem.


O narrador cria um tópico referente a cena que está narrando e posta nele o que os jogadores estão vendo e fazendo, os jogadores por sua vez postam as ações dos seus personagens, quando todos os jogadores postam suas ações o narrador posta novamente os resultados, e aí esse ping e pong vc já conhece dos jogos de mesa.

Mas é tudo digitado? Isso não deixa lento?

A resposta é não. A velocidade do jogo é relativa. A maioria dos grupos que conheço reúne-se uma vez por semana (as vezes uma vez por quinzena) e a sessão dura de 3 a 4 horas de jogo, agora desconte dessas horas o tempo de todos os jogadores chegarem, as interrupções pq conversa paralela, consulta ao livro de regras, lanche, etc.. Podemos dizer que do total de horas que dura uma sessão, pelo menos uma hora, no total, é perdida com coisas de fora a aventura, ou pelo menos tangenciais a ela.
Num PBF existe uma ferramenta chamada Supevisionar este tópico  ela serve para que, sempre que alguém postar alguma coisa, o forum dispara um e-mail automático para sua caixa de e-mails do hotmail, gmail ou outra, avisando que alguém postou no tópico supervisionado, o jogador toma ciência de que alguém agiu e pode responder logo em seguida, dependendo apenas da sua disponibilidade de acessar a internet e digitar sua ação.
E essa é a grande vantagem do PBF, anos atrás, a internet só era acessada de casa ou de lan houses, e realmente o jogo ficava lento, mas nos dias de hj, onde não faltam aparelhos portáteis com acesso a internet e sinal wifi gratuito na maioria das grandes cidades, o jogador pode acompanhar o PBF praticamente em tempo real, isso torna o jogo fluido e ininterrupto. 
 Além disso, como cada jogador tem um tempo maior para descrever sua ação e ele não precisa improvisar o PBF ganha em qualidade de interpretação, os jogadores de PBF tendem a ser mais detalhistas e cuidadosos ao descrever o que seus personagens estão fazendo.
E é claro, há outra vantagem, com o PBF, os jogadores tem um backup automático de suas aventuras.

Mas e o dados, como eles são rolados? O narrador escolhe o resultado?

Escolhe os resultados das ações dos personagens sem rolar dados pode ser uma opção do narrador mas não é uma limitação dos fóruns. O forumeiros possui uma ferramenta de rolagem de dados onde vc pode escolher quais dados usará em sua campanha, vc dá um nome ao dado e escolhe o intervalo de resultados possíveis, por exemplo, vc dá o nome D6 e informa o número de lados como 6.
Quando um jogador for responder a um tópico descrevendo sua ação ele pode clicar no botão referente ao dado, quando ele enviar sua postagem o forumeiros calcula automaticamente o resultado e o mostra na postagem.
É possível que jogadores mais expertos tentem burlar a rolagem editando sua postagem e alterando a rolagem até cair um resultado satisfatório, mas existe um comando que impede que jogadores possam editar suas postagens e mesmo que um narrador mais esquecido deixe a função desabilitada o forumeiros mostra as postagens editadas informando a data  e horário de edição.

E as fichas? Como fica?

O forumeiros também possui uma ferramenta que permite aos jogadores terem suas fichas e acessá-las a partir de um clique no link que fica embaixo do avatar do personagem. As fichas são customizáveis, inclusive com a opção de barrinhas que simulam pontos de vida, de magia ou o que o narrador achar conveniente para sua aventura. Além disso, é possível inserir uma imagem na ficha do personagem.

Outras vantagens

Além de permitir que um jogador participe de várias aventuras ao mesmo tempo, jogo fluido, descrições mais detalhadas, ter dados, fichas, aviso na caixa de mensagens por e-mails o PBF facilita em muito a descrição de cena e npc´s, pois ele permite o carregamento de imagens, então ao invés de ficar meia hora lendo o texto onde o narrador descreve uma simples cena com alguns npc´s, o narrador pode carregar imagens referentes ao local e npc´s com quem os jogadores estão interagindo e assim poupar o seu tempo e dos seus jogadores, concentrando a parte textual da postagem apenas no que se refere as ações dentro da cena e não as descrições.

Onde jogar?

Agora chegou a hora de vender o meu peixe. Atualmente eu narro em 2 PBF e estou iniciando o terceiro, os quais apresentarei abaixo (clique nas imagens para ser redirecionado aos foruns, talvez seja preciso fazer o cadastro para acessar todas as partes de alguns deles):

Vingador Negro
Tema: Fantasia Medieval
Sistema: Tagmar
Cenário: Tagmar
Aventuras: A Sombra, Terror em Ludgrim, Floresta do Silêncio, Campanha Noir

Outras informações: neste fórum eu narro a aventura A Sombra, é a aventura mais longa via PBF que já narrei, tem atualmente uns 3 anos. Após investigarem rumores de fantasmas num mina vital para a economia da cidade de Lubliama os personagens se veem atualmente envolvidos em uma trama entre os reinos e a misteriosa presença de elfos sombrios além das Terras Selvagens.
Atualmente essa aventura está dividida em 3 grupos, o primeiro está indo para a cidade de Lagia tentando encontrar um elfo que está sendo perseguido pelos sombrios, este elfo pode ser a chave para descobrirem pq os elfos sombrios estão tão longe de seu território. O segundo grupo está nos subsolos de um templo tentando resgatar corpos de guerreiros que foram mortos por um golem que guardava os túneis do subsolo. O terceiro grupo é formado por apenas um personagem que, após encontrar uma espada com poderes místicos nos túneis do templo decidiu abandonar o grupo e fugir da cidade antes que o dono da espada a reclame.

Vampiros Mitológicos

Tema: Horror
Sistema: Daemon
Cenário: Brasil, na época do descobrimento
Aventuras: Sob as sombras de uma nova terra

Outras informações: Essa campanha já tem alguns meses mas não "engatou" ainda (isso é normal no início de todo PBF). Os personagens são vampiros que após uma guerra com a Igreja e entre si, foram condenados a vir para a nova terra de Santa Cruz (atual Brasil) para controlar o território. Cada personagem é descendente de um dos vampiros mais velhos que vieram para esta nova terra. Atualmente ainda nem colocaram os pés em território tupiniquim, um dia antes de atracarem, durante a manhã vários corpos da vila que os receberia foram encontrados mortos, alguns lançados ao mar e a vila destruída. Agora os personagens precisam descobrir quem fez isso, um dos outros vampiros que estavam nos 4 navios que vieram para nova terra? Um ataque  dos índios? Alguma criatura nativa?
Começamos com 6 personagens mas atualmente apenas 2 estão ativos. Existem personagens disponíveis entre os desistentes, mas atualmente não é possível começar a campanha com um vampiro, apenas humanos que podem ou não serem "abraçados" durante a aventura. O  cenário usa algumas fontes de Vampiro: A Máscara.

Daemon Supers

Tema: Supers
Sistema: Daemon
Cenário: Universo Marvel com modificações
Aventuras: Nenhuma no momento

Outras informações: Esse é meu terceiro PBF ainda em construção. Sua campanha se passará no Universo Marvel, principalmente X-Men, mas com muitas diferenças, sendo retratado de forma mais realista e séria, pode-se dizer é um universo a parte com elementos do universo Marvel. Os jogadores interpretarão personagens com superpoderes tendo que lidar com os desdobramentos disso em suas vidas amorosas, profissionais, pessoais e etc enquanto combatem outros super seres para garantir sua sobrevivência. Pretendo fazer uma campanha reflexiva e não voltada apenas para o combate. Inscrições pelo e-mail t.rodrigues1505@gmail.com

É isso aí galera, existem muitos outros PBFs por aí, é provável que encontrem um que os agrade e se quiserem deixar como sugestões outros temas, se juntarmos jogadores suficientes podemos montar mais um.


Abraços e até a próxima postagem!

{ 4 comentários... read them below or Comment }

  1. Thiago, concordo que há um preconceito dos jogadores. O PBF é excelente para veteranos, que tem trabalho, estudo, família, tudo ao mesmo tempo.. Ele permite a reunião de jogadores maduros, que é muito difícil no presencial...

    Acho que também ajuda iniciantes que não conhecem outros rpgistas...

    ResponderExcluir
  2. Esse preconceito apesar de infundado, é comum entre rpgistas Dani, se é difícil para um grupo sequer experimentar novos sistemas ou ambientações imagine só uma nova forma de jogar RPG, ainda mais o PBF que obriga a leitura nessa época de MMORPG´s onde apertar botão é muito mais gostoso pra grande maioria!

    Infelizmente é um paradigma que deveria ser quebrado, mas nunca vi movimentação no meio rpgístico para tal.

    Abraços e obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  3. Podia narrar Millenia no forum!

    ResponderExcluir
  4. Cara, agora eu estou com 3 PBF pra cuidar, um está parado (vampiros mitologicos), outro preciso terminar ainda (supers) e o terceiro eu participo em 3 aventuras (uma como narrador e duas como jogador).

    Eu gostaria muito de narrar millenia, mas em PBF ficaria impossível, não tenho mais tempo pra administrar as coisas, possivelmente uma oneshot um dia desses via rrpg (avisarei aqui no blog)

    ResponderExcluir

Aventuras Infinitas

RPG Blogs

RPG Blogs
exigência da chefia

Pesquisar este blog

Posts Populares

Arquivo do blog

- Copyright © . -Robotic Notes- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -