Posted by : Samyaza terça-feira, 15 de abril de 2014

MMORPG é a sigla de Massively Multiplayer Online RolePlaying Game e segundo a wikipedia:
...é um jogo de computador e/ou videogame que permite a mlilhares de jogadores criarem personagens em um mundo virtual dinâmico ao mesmo tempo na internet.

E vc´s devem estar se perguntando mas o que diabos MMORPG tem a ver com o título da postagem? E o que diabos significa esse título?

 Bem donzelas de bigode, a resposta para a primeira pergunta é: nada! Só achei que de alguma forma MiMiMi RPG lembra um pouco MMORPG.

Agora o que significa o título da postagem é algo que carece de explicação. Na minha opinião, vivemos num mundo esquisito, o coletivo hoje vale mais do que o indivíduo, a vontade de minorias prevalecem sob a vontade da maioria mesmo nos locais onde, supostamente, existe democracia e é claro, vivemos numa ditadura do politicamente correto, onde se vc não é educadinho e usa antisséptico bucal vc é maligno, "do mal", condenado, isolado pelos demais e visto como um louco. Pois é, parece que os nerds dominaram o mundo e, pra minha surpresa, já que sou nerd também, ficou tudo uma merda (mas isso é assunto para outra postagem). MiMiMi RPG é o nome de uma série de postagens que irei fazer contando "minha versão" de diversas discussões que tenho no meio rpgístico justamente por nadar contra a maré. Então...



Antes de entrarmos no assunto deste MiMiMi RPG deixem-me explicar o objetivo destas postagens. Pretendo usar este espaço primeiramente para esclarecer meu posicionamento e minha forma de encarar a discussão que pode não ficar clara nos locais originais onde elas aconteceram. Além disso, explicando aqui os motivos e detalhando os "porquês" posso me aprimorar na arte da trollagem argumentação e ponderar se realmente agi como gostaria ou se passei dos limites. Então vamos entrar no assunto do primeiro episódio: A disponibilização do Millenia em PDF.

A treta deste MiMiMi ocorreu pq eu disponibilizei o Millenia em PDF e por incrível que pareça não foi com os autores que reclamaram disso, e sim de um outro jogador, que, por mais paradoxal que seja, TAMBÉM queria o Millenia em PDF. Então, eis o MiMiMi (que vc pode conferir originalmente aqui nos comentários da postagem):

Sabe, Thiago, já faz algum tempo que estou notando que é muito difícil fazer um trabalho colaborativo com você, especialmente por que você não sabe trabalhar com divisão de tarefas e não quer escutar a opinião alheia, somente impor a sua. Apesar de você ter ignorado completamente meus argumentos contrários em relação ao PDF direto do scan, acho muito legal você ter feito as fichas e este PDF, mas não gostei de muita coisa que você escreveu no seu post.
Quando você se refere que eu sou meio inclinado a esquerda e que vou fazer a diagramação do livro com a velocidade das obras no Brasil, entendo como uma crítica, que nas entrelinhas que dizer que eu sou folgado e que a demora para fazer a digitalização do livro é resultado da minha má vontade, enquanto vocẽ é o super-homem da digitalização.
O problema de haver poucas pessoas ajudando com este tipo de coisa é que as pessoas possuem outras obrigações na vida, além de problemas familiares as vezes sérios (pelo qual estou passando) e não serem remuneradas para este tipo de trabalho, o que impossibilita a dedicação em tempo integral.
Mas como você já fez tudo, vai passar OCR em tudo e diagramar tudo por que não pode esperar até o final do ano, vai em frente. Eu vou investir meu tempo e minha energia em outros projetos, por que não sou mais moleque para ficar aguentando indiretas pelo facebook/blog e para me envolver em um trabalho com alguém que não sabe trabalhar de forma colaborativa com os outras pessoas e nem escutar.
Nervoso o rapaz neh? Será que ele tem razão em suas reclamações? Pelo jeito que ele escreve parece que sim neh? Então vamos conhecer toda a história e depois, no final, uma possível motivação para todo esse MiMiMi.

Acho que a primeira pergunta para esclarecer esse MiMiMi é: Era necessário escanear o livro?

A resposta é sim, pois havia demanda, o livro é raro, poucas pessoas tem e nunca tinha visto ele em PDF ainda, no próprio grupo do Millenia no facebook já tinha gente solicitando o PDF do livro, vc pode conferir isso aqui (talvez seja necessário participar do grupo para ver a postagem).


Quando era mais jovem nunca tive muita grana pra comprar livros de RPG então não conheci a maioria dos livros que circulavam na minha época, por isso tenho gosto em ter livros antigos em casa. Em 2013 comprei o Millenia mas não o li por falta de tempo e de estímulo pois sempre ouvi algumas críticas ao sistema. Quando decidi começar a leitura, me surpreendi e comecei a participar ativamente do grupo no facebook matando minha curiosidade.

A história então começa aqui. Um membro do grupo R.L. pergunta sobre o PDF do livro, como eu havia adquirido o livro e começado a ler a pouco tempo me dispus a escanear o livro e disponibilizar para o grupo, claro, com a autorização dos autores.

Se vc´s leram os comentários do tópico citado no link acima vão ver que os dois autores do livro concordam com a digitalização, inclusive um deles afirmando que só não havia feito isso antes por falta de tempo.

Então surge nosso protagonista o C.M. percebam que ele chega dizendo que tem um livro também e que pode ajudar na digitalização e que até transformaria em epub, mas que isso levaria pelo menos um ano. Percebam também que em seguida eu deixo claro, para todos lerem, que tenho pressa na digitalização.

Então o C.M. veste sua capa de herói e começa a organizar o trabalho, novamente, reiterando o prazo de um ano, foi quando comecei a achar algo estranho. Como ele poderia ser tão preciso assim sem saber como cada um trabalharia? Notem também que é a primeira vez que nosso herói cita uma possível comercialização do livro.

Agora vem a primeira oportunidade de desmenti-lo, o C.M. dá a entender que fiz tudo na surdina, porém, vou apresentar abaixo um print de uma conversa privada com ele, onde, novamente, deixo claro que pretendo terminar antes do prazo:

Se vc´s seguirem lendo a postagem do grupo no facebook, vão ver que o C.M. "malandramente" delega para mim a bucha de escanear o livro todo, mas como missão dada é missão cumprida, só fiz o meu dever. E em seguida pega um volunotário para fazer a revisão, jogando o grosso do trabalho para os demais e ficando só com a diagramação propriamente dita. Até aí beleza, ele jogou o verde e nós engolimos a ideia. 

Agora vamos começar a levantar informações sobre a possível "demora" de um ano para terminar o livro. Vejam esse trecho de uma conversa privada com o C.M. :


Me pergunto agora, será que o C.M. queria apenas adaptar e disponibilizar para seu sistema favorito ou pretendia adaptar e vender, por isso, precisaria atrasar a edição em PDF para pegar apenas a parte que lhe interessava, o cenário? Tirem vc´s mesmo suas conclusões.

Para ajudar a entender, acompanhem aqui uma conversa que rolou no grupo do facebook, que vc pode conferir completa e originalmente aqui:


 Perceberam que havia um interesse ferrenho do pessoal do Space Dragon (falarei da Redbox num outro MiMiMi RPG) e do C.M. no Millenia? Pq será? Será que o pessoal do Space Dragon iria comprar a licença para disponibilizá-lo gratuitamente ou para vender? E se fosse para vender o livro, será que um PDF rolando pela net não aumentaria o preço dessa licença mostrando que o material ainda é valorizado? Será que para eles, quanto mais esquecido o Millenia estivesse, mais barato poderia sair a licença, talvez até de graça se não ficasse claro que a autorização dada foi apenas para disponibilização do material original?Concluam vc´s mesmos, to aqui só pra especular.

Agora vamos entrar no ponto onde ele se aborrece, em 28/02 eu terminei a digitalização isso quer dizer que ele teria pelo menos 10 meses para encerrar a nova diagramação, será que isso não seria suficiente? Bem, como o tempo deixou de ser um problema, ele resolveu mudar de foco. Vejamos:


Na conversa acima, depois que termino de escanear ele coloca uma série de empecilhos técnicos que nem sei se são verdadeiros ou não, mas que tentei cumprir. Agora eu me pergunto, se o objetivo era disponibilizar o PDF logo pra galera que não tinha o livro, não era mais fácil ele ajudar nesta primeira versão para depois, sem a pressa que incomodava ele, terminarmos a versão em OCR? 

Mesmo vendo que não receberia ajuda, estava determinado a disponibilizar o PDF e ele autorizou, vejam:


Perceberam que, novamente, ele autoriza a disponibilização do PDF sem explicar por qual motivo ele é contra. O tempo já não era mais uma justificativa, terminei de escanear em menos de dois meses, a qualidade também não era justificativa já que essa seria apenas uma versão inicial e não a final. O que seria então? Vejam:



Repararam que a intenção do C.M. era relançar o livro? Mas de forma comercial? Não entendeu? Bem, a editora original do livro era a GSA que fechou há anos, se os autores tivessem interesse em republicar o livro precisariam de uma editora, adivinhem qual? Será que seria a Redbox, a mesma editora do Space Dragon? E será que depois de republicado pela Redbox ela não teria os direitos do livro ou pelo menos poderia fazer a sua versão do cenário com o sistema "da casa" que é o Space Dragon? Mera, especulação da minha parte.


Aqui, nesta imagem da conversa, novamente ele deixa claro que pretende usar o cenário com outro sistema, mas nunca deixou claro que isso seria gratuito. Além disso, é importante citar que Millenia não é apenas o cenário do jogo e sim tbm o sistema (que aliás é muito atual), desmerecer o sistema como ele fez (sem ao menos conhecer, pq em outra conversa ele compara o sistema a Tagmar que não tem nada a ver um com o outro), ele desmerece 50% do trabalho dos autores além é claro de um sistema que foi testado por mais de 10 anos para favorecer um sistema como o Space Dragon, que é recente e provém de um sistema cheio de furos como o Old Dragon (e não estou falando do jeito "old school" de um rpg).

Minhas conclusões são as seguintes: achei muito estranho algumas coisas:

1 - Pq o C.M. foi tão contra soltar logo uma versão em pdf do livro original?
2 - Pq ele ficou com tanta raiva de um livro ser disponibilizado em PDF?
3 - O interesse dele em usar o cenário junto com Space Dragon e a informação de um dos autores do livro original de que a própria editora do Space Dragon tentou comprar a licença deixam claro que haviam interesses comerciais.

E então, ainda acham que sou um vilão ou tem alguma coisa estranha nesse mimimi todo? Tudo teoria da conspiração? Deixem suas opiniões nos comentários.

{ 3 comentários... read them below or Comment }

  1. MUITO mimimi, como sempre.

    Excelente blog, qqueria ver uns assim de 3D&T!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Difícil não ter um MiMiMi extenso cara! Faz parte!

      Valeu pela força, vai ter um material de 3D&T em breve aqui, fique esperto!

      Abraços!

      Excluir
    2. Olha aqui uma postagem sobre 3D&T: http://aventurasinfinitasbr.blogspot.com.br/2014/04/hexen-ii-para-3d.html

      Em breve vou postar a adaptação do jogo inteiro!

      Abraços!

      Excluir

Aventuras Infinitas

RPG Blogs

RPG Blogs
exigência da chefia

Pesquisar este blog

Posts Populares

Arquivo do blog

- Copyright © . -Robotic Notes- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -