Posted by : Samyaza
segunda-feira, 22 de dezembro de 2014
Olá queridos nerd malditos, neste final de ano estou inclinado
a sandices, tentando o impossível e conseguindo o improvável, ou seja, mais uma ideia imbecil, a primeira foi tentar narrar RPG por whatsapp, até agora tem dado certo, mas a campanha nem começou ainda, então é difícil dar merda enquanto os jogadores ainda estão só escolhendo os personagens.
Minha última é mais imbecil do que protesto de feminista e trata-se de fazer uma adaptação multissistema de Star Wars, é óbvio
que vc´s devem estar se perguntando: - Por que não usar o Star Wars Saga?
Bem, eu não sou muito fã do sistema D20, mesmo as alterações
da edição saga não me agradaram, não sou um crítico ferrenho ao D20, reconheço
suas qualidades é um sistema robusto, o narrador e os jogadores são bem amparados de regra e
podem sempre contar com uma dose, mesmo que mínima, de equilíbrio e lógica,
mas, sinceramente, essas vantagens não me são suficientes para me fazer gostar
de D20, o motivo é o seguinte, eu sempre gostei de alterar entre vários tipos
de aventuras, medieval, sci-fi, supers, street fighter, etc... mas nunca gostei
muito de variar de sistemas e por mais que o D20 permita aventuras assim,na
hora de adaptar eu precisaria criar muita coisa, pra começar a obrigatoriedade
de classes e equilíbrio entre elas, são coisas, para mim, chatas de se fazer.
Então para qual sistema vc vai adaptar?
O correto é quais sistemas, vou (tentar) fazer a adaptação
para os seguintes sistemas: Daemon, 3D&T,
Millenia,Tagmar e ACN (Ao Cair da
noite).
Por quê?
Em uma única resposta, seria pq são sistema nacionais que eu
curto, mas para cada sistema existe um motivo específico, que descrevo abaixo:
-Daemon: é o sistema que mais domino,considero ele bem
flexível sem muitas exigências sobre regras, por exemplo, se eu quero adaptar
Star Wars para Daemon, o que eu precisaria criar? Raças e Kits de personagens
podem ser feitos,mas são opcionais e não obrigatórios, os itens a serem criados
seriam: adaptação dar armas, regras para uso da força e adaptação das naves
estelares (posso ter deixado fugir alguma coisa mas essencialmente é isso),
enquanto em D&D eu teria que criar as regras para raças (e são raças pra
caralho), classes (que teriam que ser atraentes, não invasivas e equilibradas)
e só depois migraria para equipamentos, Força e naves espaciais.
- 3D&T: foi o primeiro RPG que eu narrei, é flexível e
rápido, por mais que muitos jogadores façam beicinho, é um puta sistema no
sentido de liberdade de criação, claro que isso exige mais da criatividade do
jogador, pois em números dois personagens podem ser iguais, mas em conceito e
histórico podem ser extremamente diferentes, claro, tudo isso depende do
jogador e acho que é justamente nessa parte que rola o mimimi por parte dos
xiitas com o3D&T. Além disso,para
adaptar 3D&T eu não precisaria criar raças nem classes (até poderia, mas não seria
obrigado), não precisaria adaptar armas (3D&T não considera dano de armas,
baseando-se apenas nos atributos), não precisaria criar regras de naves (elas
usam as mesmas regras de personagens jogadores apenas possuem uma escala de
poder maior), então eu só precisaria criar mesmo as regras de uso da Força.
- Millenia: atualmente é a minha “menina dos olhos” do RPG,
um sistema realista porém simples, elegante e mortal. Aqui eu teria que criar
raças, mas as profissões de Star Wars D20 e Millenia são bem compatíveis,
exceto pelos Jedis. Além disso em Millenia as armas não possuem dados de dano,
então isso pouparia muito trabalho além da falta de lógica do sabre de luz que
nos filmes arranca um membro quando acerta mas no RPG causa 2d8 pontos de dano
(que pode acabar não arrancando nada). Outro fator favorável ao Millenia é que
ele já possui regras de combate espacial precisando só adaptar mesmo as naves.
- Tagmar: nesse ponto eu estou sendo masoquista,tipo mulher
de malandro, Tagmar é um sistema que já é engessado para seu cenário medieval, adaptar Star Wars então
vai ser uma tarefa épica , mas vou
tentar, o motivo? Acho que o sistema precisa ser flexibilizado e pode ser, mas
isso não aconteceu no projeto oficial e culminou no meu afastamento (depois de
dizer umas verdades e ainda ser massacrado pela omissão e pela onda do
politicamente correto que impera naquela lar de nerds inseguros e de ego
fragilizado que é o projeto).
- Ao Cair da Noite: uma tarefa cabulosa, mas é um sistema
nacional que tampou, em minha opinião, muitos buracos do storyteller do qual se
originou mas que não teve o reconhecimento merecido da comunidade rpgística,
aqui a tarefa vai ser tão monstruosa quanto adaptar para Tagmar mas acho que
vai ser legal.
Bem nerds é mais ou menos isso, não sei até onde vou
conseguir tocar essa idéia, mas vou fazê-la até onde me for possível e a
paciência permitir, bjundas!!!
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Oi pessoal, tudo bem?
ResponderExcluirMeu nome é Matheus Funfas, sou o editor responsável pela edição nacional do FATE RPG, que está em financiamento coletivo no momento.
Acabamos de entrar na reta final do projeto e últimos dias de arrecadação e falta pouquíssimo para batermos a meta. Gostaria de contar com o seu apoio com a divulgação do jogo.
O FATE é um jogo norte-americano premiado com a categoria ouro no Ennies (o oscar do RPG), e está sendo muito aguardado por vários rpgistas brasileiros há algum tempo.
Estamos com kits para lojistas, apoiadores e também itens avulsos. Agradeço muito desde já por qualquer apoio que possa nos dar e desejo muito sucesso para suas empreitadas.
A página do FATE com mais informações sobre o jogo é www.catarse.me/fate
E eventuais artes para divulgação podem ser encontradas aqui: https://www.pinterest.com/solargames/fate-financiamento-coletivo/
Grande abraço.
Matheus Funfas
Solar Entretenimento
contato@solarentretenimento.com.br
(43) 9122-2929
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