Posted by : Samyaza quinta-feira, 16 de outubro de 2014



Olá punheteiros da carniça, esse blog tá igual obra de político esquerdista, só existe de quatro em quatro anos pra garantir reeleição.

Pois é, andei sumido pra caraca e devo ter perdido os 1d3-2 leitores ocasionais que essa pocilga tem, to até pensando em contratar um marqueteiro do PT pra criar uma campanha "daora" pra ver se turbina as visitas aqui no blog e se não funcionar eu faço  algum comentário fascista, homofóbico, burguês e capitalista pra  pelo menos ter visitas dos chupadores de bolas do governo que venham criticar minhas atitudes.

A postagem de hoje não tem relação nenhuma com a série de postagens anteriores sobre zumbi, nossa postagem hoje trata-se de uma comparação entre dois RPGs que gosto bastante, Tagmar e Tagmar II. 

Mas porque uma postagem assim?

Bem, eu, há anos, estou numa busca sobre o meu sistema de RPG preferido, hoje, estou mais próximo de algo como sistema Acepção, usado no Terra Devastada, do que de outros sistemas mais mecânicos porém, cada vez que pego algo para ler do Tagmar (seja I ou II) me bate uma nostalgia "oldschoolchesca" e até sinto uma coceirinha na mão pra pegar os dados, porém, o passado sempre parece mais bonito quanto mais distante estiver do presente, aí quando eu começo lembrar dos problemas em cada um dos sistema eu desanimo completamente.

Desta forma esse post serve mais para mim do que para qualquer improvável leitor do blog, ele vai me servir de referência para saber o que tinha de inadequado (na minha concepção) em ambos os sistemas e como poderia resolver esses problemas, então sem encher mais o saco de vocês vamos as comparações:

Atributos
Em Tagmar I temos 6 atributos: Força, Físico, Agilidade, Aura, Carisma e Intelecto, cada atributo possui um valor  e um modificador (ajuste) que é somado nas habilidades (perícias), não temos nada de muito inovador, exceto talvez pelo atributo Aura que representa a capacidade mágica de um personagem.

Em Tagmar II temos 7 atributos:  Força, Físico, Agilidade, Aura, Carisma, Intelecto e Percepção. A novidade aqui fica pela inclusão de Percepção que era uma habilidade mas passou a se tornar um atributo.

Além disso,  há uma outra mudança bem aplicada, ao invés de valores (entre 8 e 14) de atributo e ajustes, no Tagmar II os valores de atributo foram modificados para dispensar os ajustes, assim, por exemplo, Força 13 com ajuste de +1, teria em Tagmar II apenas Força 1.

Isso facilita muito a criação de personagem bem como facilita outros cálculos,  o jogador não precisa consultar ou memorizar um valor de modificador, ele vai usar apenas o valor do atributo.

Neste ponto fico com Tagmar II, o maior problema que vejo no modelo do Tagmar II é que a escala de atributos é menor, uma Força 3 é muito maior que uma Força 1, mas quanto maior? Quanto peso se levanta com cada valor de Força? As vezes acontece de uma criatura que consideramos bem mais forte que um ser humano ter uma força igual a de um guerreiro e isso parecer meio estranho, já que cada valor de atributo em Tagmar II representa um intervalo muito maior em temos de peso levantado ou erguido do que em outros sistemas.


Habilidades
Em ambos os "Tagmares" as Habilidades são divididas em grupos, a saber:

Tagmar I
  • Subterfúgio
  • Influência
  • Manobra
  • Profissional
  • Geral

Tagmar II
  • Subterfúgio
  • Influência
  • Manobra
  • Profissional
  • Geral
  • Conhecimento

Em Tagmar II temos mais um grupo adicionado mas as diferenças não param por aí, a primeira delas é quantos pontos cada profissão tem para comprar habilidades e como esses pontos são distribuídos.

Em Tagmar I as profissões tem menos pontos para comprar suas habilidades do que em Tagmar II além disso cada profissão tem um limite de quantos pontos podem ser gastos em cada grupo de habilidades enquanto no Tagmar II a distribuição é livre.

Nesse quesito fico com Tagmar I, não gosto muito de restrições mas sou favorável a um número menor de habilidades por estágio. Além disso no Tagmar I não existe diferenciação entre habilidades e técnicas de combate algo que também sou favorável.

Combate
Aqui as coisas se diferenciam bem, a sequência de combate é basicamente a mesma mas, a mecânica muda, Tagmar I tem uma lista de ajustes para cada arma onde se relaciona a defesa de uma criatura com o valor de ataque a ser usado, parecido com o AD&D, já  Tagmar II reduziu essa lista imensa para 3 tipos de defesa, assim cada arma tem ajuste para o tipo de defesa que está sendo usada e tem os valores de dano.

Nesse ponto eu fico com Tagmar II mas ainda acho insuficiente a revisão que fizeram, talvez fosse melhor ao invés de aplicar na arma um ajuste diferente para cada tipo de defesa e ter ainda 4 valores de dano, seria melhor alterar o dano para cada tipo de defesa e manter apenas um ajuste de ataque só, ao invés de 7 parâmetros (ataque contra armadura leve, média, pesada, dano em 100, 75,50 e 25%) teríamos apenas 4 parâmetros (ataque, dano contra defesa leve, média e pesada).

Magias
Em mecânica não percebi muita diferença entre ambos os sistemas, mas o Tagmar II traz uma lista muito maior a disposição do jogador, só acho que algumas magias restritas a colégios deveriam estar disponíveis como uma magia que parece muito o Escudo Arcano de D&D, muito importante para personagens iniciantes mas que em Tagmar II só está disponível no estágio 5.


Conclusão
 Escrevi bem menos do que imaginava mas já tenho informação suficiente pra aplicar minhas regras caseiras em Tagmar em breve (quando for ano de eleição novamente) eu posto aqui os resultados.

Minha conclusão é que o Tagmar I é muito parecido com o AD&D (atributos que geram modificadores, armas com tabela de ataque X defesa, rolagem de 1D20) mas já com algumas diferenciações (magias por níveis e consumo de karma, sem rolagem de dados para dano, tabela colorida e lista de habilidades, EH).

Dentro do contexto em que foi produzido, o "primeirão" supre muito a necessidade, era um português, tinha regras, monstros, magia e cenário tudo num livro só e um jogador já acostumado com AD&D não teria dificuldade nenhuma com o novo sistema.

Já o Tagmar 2 tenta inovar em muitos aspectos, a inovação até ocorre (valores de atributos reduzidos, diferenciação entre magias, técnicas de combate e habilidades, tabela das armas, etc.) porém nem todas são bem vindas.

Tagmar 2 deveria ser um sistema simples, com regras um pouco mais abstratas, pois o sistema de regras tem certas particularidades que, se for tentado uma abordagem simulacionista, vai trazer um excesso de cálculos que atrasa qualquer partida.

Tagmar 2 em muitos aspectos parecer restringir o que é importante (faltam habilidades na lista, as técnicas de combate são simplórias) e em outros ele exagera (efeitos diferenciados para cada nível na magia, ataque e dano das armas e etc.) . Desta forma ele representa um avanço ( o sistema melhorou) e uma mudança de direção (deixa de ser gamista e cai para algo simulacionista).

Talvez eu não me sinta muito a vontade com o Tagmar 2 porque minha preferência nunca foi com sistemas simulacionistas ficando com os narrativistas e gamistas em sequência. Assim, se quiser matar minha nostalgia "oldschool" terei que mexer no Tagmar 2 e fazer minhas "gambiarras" e é isso que farei, então aguardem!

Abraços a todos vc´s vermes!

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Aventuras Infinitas

RPG Blogs

RPG Blogs
exigência da chefia

Pesquisar este blog

Posts Populares

Arquivo do blog

- Copyright © . -Robotic Notes- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -