Posted by : Samyaza domingo, 7 de dezembro de 2014



Boa tarde virjões fãs do Sheldon! Eu nem sei pq ainda posto alguma coisa nesse blog que anda  mais solitário e deprimente do que o rpgista mais friendzone que vc´s conhecem!

A postagem de hoje é sobre o sistema daemon, minha ideia é criar 3 abordagens de regras diferentes para o mesmo sistema, por isso a imagem do Cerberus na postagem, inicialmente eu pensei em usar algo como Daemon 3ed. mas já existe um netbook por aí com uma terceira edição do sistema feita por algum fã do sistema, pensei então em usar Daemon XXX, mas ia lembrar sexo e poderia ter algum fanático politicamente correto enchendo meu saco, tbm pensei em Daemon 3V, mas lembraria algo como "vai e volta, viado" então tbm deixei de lado, aí, me veio a cabeça a imagem do cãozinho amigo aí de cima.

Mas antes de explicar o que é o Daemon Cerberus, preciso explicar o porquê dessa ideia:

Tem mais de 10 anos que jogo o sistema daemon, e nunca me senti plenamente satisfeito com o sistema, aliás, acho que o daemon é um dos sistemas em que mais vejo regras caseiras, difícil ter um jogador que usa o sistema "puro". Não que seja um problema ser um purista, jogadores de outros sistemas, principalmente o D20, geralmente não usam regras caseiras e os mais radicais se limitam a usar apenas os conteúdos oficiais dos "magos da costa".

Enfim, estes jogadores mais puristas tem uma vantagem, suas regras tendem a ser bem mais robustas, precisas, e fora o trabalho de decorá-las ou pelo menos saber onde encontrá-las o narrador não precisará se preocupar muito ao planejar uma campanha, ele terá muitas sugestões de como fazer as coisas, porém, existe uma desvantagem, esses jogadores puristas dependem do material oficial e se quiserem ir além, terão que gerar, sozinhos, um material de qualidade comparável a oficial ou poderão cair no ridículo e isso não é um exagero, existe material de D20 feito por editoras que é ridicularizado por não seguir os mesmos padrões da wizards, imagine um nerd espinhento e gordo com um 486 e cheio de problemas de autoestima, como ele poderia se igualar a profissionais como os da wizards? Não que seja impossível, mas é improvável.

Voltando ao Daemon, eu não era satisfeito com as regras do Daemon, a editora não oferece suporte que vá além das sugestões de fãs muitas vezes mais perdidos do que eu ou que tem critérios completamente diferentes dos meus para opinar então isso nunca me ajudou. Esperei que, com os grandes sistemas revendo seus conceitos (D20, GURPS 4ed, Storytelling) que a Daemon seguisse um caminho semelhante e arrumassem a bagunça, mas nunca fizeram isso, só jogaram tudo novamente nas mãos dos fãs, que, como rpgistas carentes são ávidos por reconhecimento e disputam por isso como os malditos condenados descritos na Divina Comédia que se debatem tentando se livrar da danação eterna sem conseguir sucesso.

Sem suporte da editora eu tentei várias vezes e de várias formas encontrar a minha "batida perfeita", as regras ideais para usar o sistema daemon, mas nunca consegui, nada se adequava ao que eu queria pq a minha própria vontade era mutável, foi quando abandonei o sistema para procurar outros e mesmo assim, não fiquei satisfeito.

Pensando esses dias sobre o daemon, percebi que ele é o sistema que mais conheço, que de tanto enfiar regra caseira nele consigo prever aa maioria das consequências disso, só nunca consegui mesmo encaixar um grupo de mudanças como ideal, foi quando li um post no facebook sobre a opção do D&D next ser modular, ou seja, um conjunto de regras que seriam compatíveis com qualquer edição do sistema.

Fiquei imaginando se algo assim seria possível no daemon, na verdade, não quero necessariamente regras compatíveis com versões antigas, até pq o daemon praticamente não muda em suas edições,  a intenção é ter 3 versões de regras que englobem todos os aspectos que eu sempre busquei no sistema cada uma. Esses aspectos são a simplicidade, o puritanismo e a verossimilhança.


O primeiro dos aspectos que se manifestou em minha vida rpgística foi a verossimilhança, muitas vezes durante as partidas quando o sistema de regras não explicava como resolver uma situação e eu precisava decidir, escolhia a verossimilhança como referência e então ia criando as regras com base nisso. Obviamente que isso dificultava um pouco o jogo e ficava muita coisa para administrar, era quando eu "limpava a mesa" e voltava para o sistema original.

O aspecto puritano sempre acontecia quando a verossimilhança começava a mais atrapalhar o jogo do que a ajudar, então, sem outra referência, preferia sempre volta ao sistema inicial, e esse ciclo se manteve durante muito tempo, mesmo quando "D&Dzei" o daemon ainda me apeguei a verossimilhança e senti isso atrapalhar um pouco o jogo, então me sentia muito aliviado, como se tirasse um peso das costas quando usava o sistema original, eu não era acusado pelos jogadores,e se acontecia, eu mostrava o livro e me isentava de culpa, era bom para mim, talvez não fosse para os jogadores.

O aspecto de simplicidade só surgiu recentemente, quando conheci o old dragon e vi como os jogadores se apaixonaram pela simplicidade das regras desse sistema, até tentei jogá-lo mas tinha dois problemas, primeiro: o jogo é voltado só para a fantasia medieval e segundo, porque algumas regras do D20 simplesmente não "descem goela abaixo".

Desta forma cada cabeça do meu Cerberus levará em consideração cada um desses aspectos e serão chamadas respectivamente (pelo menos inicialmente) de Basic, Traditional e Hard Mod. Pretendo mas não sei se conseguirei, fazer com que um personagem, npc ou monstro feito, independente de qual "cabeça" (aspecto), seja compatível com as outras duas cabeças (com as inevitáveis adequações necessárias). Agora já posso falar o que espero de cada um:

Primeira cabeça - aspecto puritano - Daemon Traditional: esse é o mais fácil de identificar  e serve como eixo que vai nortear os outros dois aspectos, esse daemon vai ser o mais fiel possível ao sistema original, me baseando apenas em fazer um compêndio do material oficial e algumas adequações definitivamente necessárias de forma a padronizar algumas coisas e permitir o desenvolvimento dos outros dois aspectos. Os jogadores e narradores não devem esperar muitas mudanças ou pelo menos mudanças muito bruscas neste versão das regras. A fonte da qual beberei para desenvolver essa versão é justamente o sistema original e o material oficial existente.

Segunda cabeça - aspecto simplicidade - Daemon Basic: aqui a ideia é enxugar o daemon ao máximo, tornar a resolução dos testes mais simples e rápidos, a fonte de referência para esta versão é o já citado Old Dragon bem como o fabuloso Millenia e suas regras simples, elegantes e realistas.

Terceira cabeça - aspecto verossimilhança - Daemon Hard Mod: aqui a ideia é tornar as coisas difíceis para os jogadores masoquistas e considerar a maior parte das condições possíveis ao se desenvolver um personagem ou ao realizar um teste, minha base de referência será o GURPS e o rpg nacional Ao Cair da Noite.

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Aventuras Infinitas

RPG Blogs

RPG Blogs
exigência da chefia

Pesquisar este blog

Posts Populares

Arquivo do blog

- Copyright © . -Robotic Notes- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -